O sabugueiro é uma Antiga Arvoreta de proteção contra bruxas e feitiços, na bruxaria a utilização da madeira sagrada do Sambucus nigra sempre foi destinada a proteção de recem-nascidos e celebração da vida e da morte.
A força do sabugueiro sempre leva ao conceito de retorno ao básico, ou seja, um feitiço repelido por uma contramágica realizada com essa planta, remeteria o lançador ao primórdio do seu poder levando-o a lembrar de onde vem a sua arte e como deve ser utilizada, a madeira de sabugueiro, é tao poderosa quanto a ação de Nêmesis a vingança divina, pois faz com que a bruxa ligue-se diretamente a terra, demonstrando a sua funçao de praticante da bruxaria e ainda lembra o mesma do seu fim. Antigas lendas contam que a ultima bruxa fertilizará o ultimo pé de sabugueiro, outra lenda fala que essa grande arbustiva é sempre povoada pelo espirito de uma bruxa que ja foi vivente... ao retirar uma parte do sabugueiro a bruxa deve sempre reverencia-lo:
"Senhora Ellhorn, doe sua madeira, E eu lhe darei a minha, Quando uma árvore eu me tornar."
Crianças recem-nascidas, antes de batizadas ou abençoadas pela mao de algum sacerdote, devem sempre ter por perto a madeira de um sabugueiro, acreditava-se que ele afasta nao só a permanencia de seres negativos no recinto onde se tem a sua presença como tambem protege e repele feitiços lançados contra a pessoa que o portar. Na idade média berços eram feitos com essa madeira para proteger de ataques de bruxas, fadas, e qualquer outro ser mágico e acreditava-se que até a mais poderosa deusa Lilith é sucetivel a força do sabugueiro.
Carregar um pouco da madeira do sabugueiro consigo sempre é uma otima alternativa contra qualquer maléficio proveniente de bruxaria com mau intuito (acredito também que pode repelir magia vodoo e qualquer similar da bruxaria). Acreditava-se na antiguidade que bruxas poderiam ser mortas se entrassem em contato com essa planta, ou alguns feitiços específicos com o sabugueiro associados aos pertençes de uma bruxa poderia mata-la, pendura-lo nas janelas, ou portas ou até mesmo enterra-lo nas fundações de uma casa já mantém o ambiente livre de perturbaçoes mágicas. O sabugueiro além de inibir a açao negativa nas pessoas é efetivo contra a permissividade e promiscuidade sexual.
Mantenha entao sempre consigo para proteçao e antes de retirar sempre o faça a noite, e com o consetimento do espirito que acompanha a planta, coloque-o sempre em amuletos e talimãs de proteção suas defesas estarão sempre em alta